Música como projeto social: 5 benefícios proporcionados aos adolescentes

Música clássica, música popular brasileira, rock, folk, reggae… escutar, apreciar, falar sobre, tocar. A música é tão presente na vida do ser humano, que às vezes até deixamos passar batido, sem querer. Ainda assim, ela nos envolve, seja como hobby, na rua sem intenção, como entretenimento, como profissão, como projeto social. Você sabia dessa última? A música como projeto social… o que isso tem a ver?

Aqui na Associação Uma Vida, nós fazemos isso na prática. Através das nossas aulas de violão e teclado, nossos alunos aprendem novas habilidades e desfrutam dos benefícios que a música proporciona. 

No artigo de hoje, você vai descobrir tudo sobre a música como projeto social e os benefícios que ela proporciona na vida do adolescente. Continue lendo!

A música como projeto social

A música em si já favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, e da concentração. A música como projeto social, em adição, ainda trabalha a autoestima, a superação, o trabalho em equipe, o respeito ao próximo, a disciplina e também a socialização. Ah! Sem falar que aprender a tocar um instrumento é o sonho de muita gente.

Ao passo em que as escolas de música e professores particulares cobram para que os alunos aprendam a tocar, a música como projeto social oferece de graça esse presente: uma habilidade nova, um hobby, uma paixão ou até uma futura profissão.

5 benefícios da música na vida do adolescente

Se fosse só por entretenimento, já seria bastante positivo, mas a verdade é que a música oferece dezenas de benefícios na vida do adolescente, seja na esfera social, emocional ou psicológica.

Listamos alguns deles para você:

#1 Desenvolvimento cerebral

De acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, a música presente na adolescência é capaz de estimular as respostas cerebrais com relação ao som, além de aperfeiçoar habilidades de linguagem e  também melhorar o desempenho escolar.

Além disso, a música também é utilizada como terapia (musicoterapia), e demonstra um forte efeito terapêutico para diversas alterações neurológicas como afasia, autismo ou dislexia.

A concentração também é outro fator que pode ser lapidado pela música – em especial quando falamos da música clássica.

#2 Liberação das emoções

Para sair de momentos de tristeza, para lembrar memórias felizes, para expressar raiva, paixão, alegria e melancolia. A música é um ótimo recurso para a liberação das emoções, seja ouvindo ou tocando.

E esse efeito é comprovado: por meio de aparelhos de diagnóstico por imagens, os cientistas mediram a liberação de dopamina (um neurotransmissor relacionado ao humor e ao prazer) e a atividade do cérebro, e constataram que esse neurotransmissor tem sua produção aumentada ao ouvir música. 

A música contribui, dessa forma – e graças à dopamina – para um fortalecimento das emoções, ao estimular noções de prazer, de surpresa e de expectativa.

#3 Melhora da memória

Segundo a psicóloga Lúcia Amoruso, pesquisadora da Universidade de Buenos Aires, na Argentina: “A música tem a capacidade dupla de criar e recuperar memórias dentro do cérebro humano”. 

Já parou para pensar que memorizamos mais facilmente conteúdos e assuntos quando estes vêm acompanhados de uma melodia? Já ouviu uma música e se lembrou de um momento feliz ou triste, ou de uma vivência especial para você? Sua música preferida te remete a alguém, a algo, a um lugar ou a uma lembrança?

Tudo isso acontece justamente porque a música impacta diretamente na nossa memória.

#4 Redução de estresse e dos sintomas de depressão

Nosso cérebro, ao ouvir as melodias e variações sonoras – volume, afinação, interrupções – identifica os sons como uma fonte de prazer e gera uma sensação de recompensa, que ocasionalmente se torna bem-estar ou alívio.

Quem nunca terminou um dia cheio e corrido relaxando ao som de sua música preferida? A redução de estresse é extremamente perceptível nesse caso.

#5 Criatividade

Por último, a criatividade. 

E se a gente te dissesse que o próprio Albert Einstein utilizava música para aumentar a eficiência em sua resolução de problemas? Sim! A relação entre música e criatividade existe mesmo, e é comprovada.

Por ajudar na concentração, a música também nos ajuda a focar no problema e pensar em soluções: é exatamente aqui, nesse ponto, e tendo em vista os impactos que a música exerce em nossas emoções, que os processos criativos começam a fluir com naturalidade.

Você provavelmente conhece alguém que só trabalha ouvindo música, certo? Agora você tem a resposta do porquê.

Ajude-nos a continuar proporcionando música como projeto social

Nosso projeto com a música – e com tantos outros aspectos, tais como reforço escolar, artesanato, inglês, rodas de conversa, esporte e outros – só se mantém de pé devido aos nossos colaboradores, que auxiliam a associação no desenvolvimento do nosso trabalho.

Você sabia que a sua doação, independente do valor, nos ajuda a continuar levando música, amparo e esperança para diversas pessoas? Decida fazer a diferença na comunidade do bairro Vila Olímpia, em Campinas – SP. Nós valorizamos cada vida, porque sabemos que, cada uma delas, vale mais que o mundo inteiro.

Faça sua doação através de um dos botões abaixo:

O que achou deste conteúdo? Deixe seu e-mail aqui embaixo para não perder nenhuma novidade do Uma Vida!

—————————————————————————————————————-

E para ficar por dentro do nosso trabalho, siga nossas redes sociais e acompanhe nossas ações!

Instagram: associacaoumavida

Facebook: Associação Uma Vida

QUER RECEBER NOTÍCIAS E NOVIDADES DA ASSOCIAÇÃO?​

Insira seu e-mail aqui ↓

Leia outros dos nossos artigos!

CONTATO

Para entrar em contato conosco utilize o formulário ao lado, ou através das nossas redes sociais. contato@umavida.org.br

Clique Aqui
1
Olá 👋 Podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Nos envie uma mensagem!